3.3.15

Ideias de poupança da Cat - Parte II

Como prometi na minha última publicação, vou voltar a falar de poupança!

Hoje é dia de falar sobre poupança no WC!
E pensam vocês, como raio é que é possível poupar no wc? Espero que no final deste texto fiquem surpreendidos..

Podem achar que algumas das ideias que vos vou dar são ligeiramente estranhas.. Mas como diz o ditado 
"Primeiro estranha-se, depois entranha-se"

Os gastos nesta divisão da casa são imensos, desde água, luz, gás e aos produtos de higiene e limpeza que aqui utilizamos. Se numas poupanças devemos pensar no imediato, outras são mais visíveis a médio e a longo prazo. A poupança mais importante deverá ser de água, já que esta é a divisão onde se gasta mais água!


Google



Aqui vão algumas ideias de poupança:

Descargas sanitárias: 
Um hábito criado desde que somos pequenos é de que de cada vez que vamos ao wc devemos puxar o autoclismo. Meus amigos, de cada vez que o fazemos, gastamos em média 6 litros de água. O que são 6 litros? Um garrafão, para sermos mais visuais.
  • Pois que de há uns tempos para cá defendo que se fazemos nº 1 não precisamos de puxar logo de seguida! Podemos aguardar por mais uma ou duas idas, poupando 6 ou mesmo 12 litros desse bem tão precioso e escasso que é a água. Se fizermos as contas (cada pessoa vai em média pelo menos umas 5 vezes ao longo do dia, 30 litros por dia, 900 litros por mês, 10.800 litros por ano, que podemos com boa vontade reduzir para metade!), conseguimos perceber não só o desperdício de água, mas também porque é que a conta da água não é mais agradável.


  • Outra das medidas a tomar neste campo é a da colocação de uma pequena garrafa de água, cheia com areia ou pedrinhas, dentro do depósito, de maneira a não interferir com as descargas. Como ocupa o seu espaço, faz com que o depósito não encha com o volume de água normal, poupando-se facilmente 1 ou 2 litros de água.


  • Uma ideia um bocadinho mais radical, e que em parte já é utilizada lá em casa há muitos anos, é aproveitar a água do banho. Numa primeira fase devemos aproveitar a água que sai enquanto aguardamos que esta aqueça. Esta água tem uma excelente utilização: regar as nossas plantas! Por outro lado, se tiverem banheira em casa, podem utilizar a água que habitualmente vai cano abaixo para as descargas da sanita. As únicas coisas que precisam de fazer é colocar a tapa no ralo da banheira e pegarem num balde para fazer as descargas. Isto pode parecer já muito radical. Mas quando acabarem o vosso banho e perceberem que a banheira está cheia e a água ia para o esgoto sem possibilidades de reutilização pode ser que percebam que é uma excelente ideia de poupança, não só de dinheiro, como também e mais uma vez, do ambiente! 



Google



Outras ideias

  • Um dos melhores detergentes do mundo é o vinagre. Puro ou misturado com água e/ou bicarbonato de sódio, não há detergente melhor e mais barato! Ele tira gordura, manchas, cheiros menos agradáveis. É mesmo bom!

  • Colocação de um redutor de caudal nas torneiras, que permitem reduzir o fluxo de água, sem reduzir a pressão. Estes acessórios compram-se facilmente em qualquer loja da especialidade (Aki, Bricomarché, etc)

  • Para além do aproveitamento que devemos fazer da água do banho, podemos também aproveitar para lavar a banheira enquanto estamos a tomar banho. Passamos o detergente antes do banho e limpamos quando já lá estamos dentro! Poupamos tempo e água!

  • Aproveitar os produtos até ao fim. Devemos cortar as embalagens e aproveitar os restinhos que ficam nos cantos e teimam em não querer sair! Também pagamos por eles!

  • Quando compramos sabonete líquido para as mãos, daquele bem cremoso, uma excelente ideia é misturá-lo com água, fica bom na mesma e dura muito mais! Por outro lado os outros sabonetes são mais duradouros e por vezes até mais baratos.. Fica a dica!


Fazendo uns cálculos rápidos, e com base no INE, cada português gasta em média 160 litros de água POR DIA, 5.000 litros POR MÊS, 60.000 litros POR ANO.
Se pensarmos que este é um recurso natural de que todos precisamos, que é escasso e que existe um sem número de pessoas que a ele não tem acesso, devemos consciencializar-nos de que devemos:
Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Que a água é o nosso bem mais precioso.



Google



Até à próxima,

C.

2 comentários: